Skip to content Skip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Congonhal

História

O início da ocupação histórica da região onde hoje é localizado o Município de Congonhal, e de municípios vizinhos, se deu por volta de meados do século XVIII, fortemente impulsionada pela descoberta de ouro nas minas do Alto Sapucaí. O povoamento da cidade foi iniciado em 1756, por paulistas e portugueses, quando foi construída uma ponte sobre o Rio Cervo.

Em 1880 foi instituída canonicamente a Paróquia de São José (padroeiro da cidade).

Turismo

O turismo religioso também tem destaque após o ano de 1987, onde houve no bairro rural de São Domingos um fenômeno sobrenatural popularmente denominado “Aparições de Nossa Senhora da Obediência” onde posteriormente foi construído o Santuário de Nossa Senhora da Obediência que costuma receber fiéis em romaria todos os anos.

O município faz parte do circuito turístico Caminhos Gerais, que reúne o município paulista de Caconde e doze municípios do Sul de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador José Bento.

Escolas

Na cidade existem quatro escolas: uma estadual (Escola Estadual Mendes de Oliveira), duas municipais (Escola Municipal João Lúcio dos Santos e Pré Escola Municipal Joaquim Inácio Franco), e outra particular (Escola Doce Saber); e uma creche municipal.

Rodovias

A Rodovia que corta a cidade é a BR-459 que vai de Poços de Caldas, cruzando com a Rodovia Fernão Dias BR-381 em Pouso Alegre, seguindo até Lorena.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support